Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Aumenta para seis número de mortes na Catalunha devido a vaga de calor

O Departamento de Saúde catalão confirmou hoje mais duas vítimas mortais na Catalunha devido à vaga de calor na região, elevando para seis o número de mortos.

Aumenta para seis número de mortes na Catalunha devido a vaga de calor
Notícias ao Minuto

15:01 - 09/08/18 por Lusa

Mundo Espanha

Os dois últimos casos confirmados são de um homem, de 45 anos, que morreu na segunda-feira, no Hospital Arnau de Vilanova em Lleida, e outro homem, de 62 anos, que perdeu a vida na via pública de Barcelona na terça-feira, dia em que o Serviço Meteorológico da Catalunha (SMC) deu por terminada a vaga de calor.

Além desses dois novos casos, o Departamento de Saúde já tinha confirmado mais quatro mortes por insolação nos últimos dias.

A 02 de agosto, um homem que foi encontrado numa rua de Constantí (Tarragona), foi internado no Hospital Joan XXIII de Tarragona, devido a uma insolação e acabou por morrer dois dias depois, a 04 de agosto.

A segunda morte foi referenciada a 03 de agosto, quando um outro homem foi internado em estado crítico no Hospital Clínico de Barcelona, depois de ter sido atendido pelo Sistema Médico de Emergência (SEM) por ter sofrido uma insolação na capital catalã, acabando por morrer no hospital de Barcelona.

A 04 de agosto, um terceiro homem com cerca de 60 anos, também em estado crítico, deu entrada no Hospital Joan XXIII, em Tarragona, morrendo na mesma tarde e três dias depois mais um homem, de 41 anos, morreu em Tortosa por outra insolação.

A vítima foi encontrada indisposta na via pública e acabou por morrer numa clínica local.

Segundo informações do Departamento de Saúde, entre os dias 02 e 08 de agosto, o número de emergência médica "061 CatSalut Respons" atendeu 453 chamadas relacionadas com esta vaga de calor, incluindo consultas telefónicas e mobilização de recursos do SEM.

A 07 de agosto, depois do Serviço Meteorológico catalão ter dado por terminado o episódio de calor, a Agência de Saúde Pública da Catalunha desativou a fase 02 do plano de atuação para prevenir os efeitos das vagas de calor sobre a saúde e que tinha sido ativado cinco dias antes.

A Direção Geral de Proteção Civil encerrou também o alerta para o Plano de Proteção Civil pela mesma razão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório