Presidente do Sudão do Sul amnistia rebeldes e o seu principal rival

O Presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, assinou um decreto que amnistiou os rebeldes no país, incluindo o seu grande rival, Riek Machar, anunciou hoje a rádio estatal sul-sudanesa.

Notícia

© Reuters

Lusa
09/08/2018 09:58 ‧ 09/08/2018 por Lusa

Mundo

decreto

"O Presidente Salva Kiir assinou um decreto presidencial (...) amnistiando Riek Machar e outros grupos que pegaram em armas contra o Governo desde 2013. Este decreto entrou em vigor a partir de 08 de agosto de 2018", indicou o texto lido hoje pela manhã na rádio estatal Juba.

Salva Kiir também renovou o pedido para que as suas tropas respeitem o cessar-fogo assinado em junho com Machar.

O anúncio aconteceu alguns dias após a assinatura em Cartum de um acordo sobre a partilha do poder entre o Governo e os rebeldes, que deve, em especial, permitir que Riek Machar recupere a sua posição como vice-Presidente.

O Sudão do Sul entrou em guerra civil no final de 2013, quando Salva Kiir acusou o ex-vice-Presidente Riek Machar de fomentar um golpe.

O conflito neste país, que se tornou independente do vizinho Sudão em 2011, deixou dezenas de milhares de mortos e milhões de deslocados.

As negociações, sob os auspícios da organização regional Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD - sigla em inglês), continuarão até a assinatura de um acordo de paz definitivo.

Um acordo de paz global foi assinado em agosto 2015, mas tornou-se obsoleto depois dos violentos confrontos em Juba, em julho de 2016, entre as forças governamentais e os rebeldes após Riek Machar partir para o exílio.

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas