Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Líder socialista italiano deseja modelo 'geringonça' em Itália e Europa

O recém-eleito secretário-geral do Partido Democrático Italiano, da família socialista europeia, desejou hoje que o "modelo" da denominada 'geringonça' portuguesa seja adotado em Itália e por toda a Europa, após uma reunião com o líder do PS, António Costa.

Líder socialista italiano deseja modelo 'geringonça' em Itália e Europa
Notícias ao Minuto

19:38 - 08/08/18 por Lusa

Mundo Maurizio Martina

"Estou muito contente de estar aqui em Lisboa e agradecido a António Costa por me ter recebido aqui na sede do partido. Para os democratas italianos e para toda a família socialista e progressista europeia, a experiência de Costa e do Governo português é um modelo para todos nós", afirmou Maurizio Martina, no Palácio Praia, no largo do Rato, em Lisboa.

Martina chefia agora o segundo partido mais votado nas recentes eleições legislativas italianas, embora o novo Governo transalpino seja liderado pelo Movimento 5 Estrelas e Liga Norte, que chegaram a um entendimento.

"Está a demonstrar como pode juntar-se justiça social, crescimento e equidade numa nova Europa. Os números da economia, os dados positivos, demonstram que é possível para os progressistas construírem uma alternativa à esquerda, alternativa aos nacionalistas europeus, fazendo escolhas sociais fortes", continuou, referindo-se aos acordos entre PS, BE, PCP e PEV, assinados em novembro de 2015.

Para Martina, o português "é um exemplo importante", um trabalho que "devia ser feito em Itália, em particular, mas em toda a Europa - adotar o modelo, concretamente as escolhas e as respostas que os socialistas portugueses deram como Governo".

"É possível uma Europa mais social, mais justa, mais solidária, mais forte, no contexto de um investimento novo na Europa", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório