Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Ausência de Kabila é "boa notícia" para cidadãos da RDCongo

O investigador da Amnistia Internacional para a República Democrática do Congo (RDCongo), Jean-Mobert Senga, afirmou hoje que a ausência de Joseph Kabila nas eleições presidenciais representa "uma boa notícia" para os cidadãos do país.

Ausência de Kabila é "boa notícia" para cidadãos da RDCongo
Notícias ao Minuto

18:51 - 08/08/18 por Lusa

Mundo Amnistia Internacional

"O seu governo deve demonstrar um compromisso real para garantir um ambiente em que as pessoas possam exercer livremente os seus direitos humanos durante o ciclo eleitoral, suspendendo formalmente a proibição de manifestações pacíficas", referiu Jean-Mobert Senga num comunicado.

O investigador da Amnistia Internacional para a RDCongo salientou que Joseph Kabila "deve também comprometer-se a não reprimir manifestações pacíficas e reuniões da oposição e da sociedade civil".

O Presidente da RDCongo, Joseph Kabila, indicou hoje o antigo ministro do Interior Emmanuel Ramazani Shadary, como candidato do partido no poder às eleições presidenciais de 23 de dezembro.

Segundo Jean-Mobert Senga, as autoridades "devem libertar todos os indivíduos" que "estão detidos exclusivamente pelo exercício dos seus direitos humanos", além de "garantir a liberdade de imprensa", colocar fim "às paralisações da Internet" e retirar "projetos de lei destinados a reprimir os defensores dos direitos humanos, que estão atualmente em debate no parlamento".

O investigador sublinhou ainda que é necessário "tomar medidas concretas para responsabilizar os suspeitos de violações de direitos humanos, incluindo altos oficiais militares, a polícia e as agências de informações".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório