Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Suécia acusa Israel de violar lei internacional em interceção de navio

Estocolmo acusou Israel de violação da lei internacional após a interceção de um navio com bandeira sueca ao largo da faixa de Gaza e a detenção dos militantes que estavam a bordo, sete dos quais voltaram hoje à Suécia.

Suécia acusa Israel de violar lei internacional em interceção de navio
Notícias ao Minuto

17:44 - 08/08/18 por Lusa

Mundo Gaza

A ministra dos Negócios Estrangeiros sueca, Margot Wallstrom, disse que "o governo esteve em contacto com as autoridades israelitas" sobre o facto de um navio, o "Liberdade para Gaza", ter sido intercetado na sexta-feira à noite pela Marinha israelita.

"E insistiu no facto das ações das autoridades israelitas em relação ao 'Liberdade para Gaza' com bandeira sueca e às pessoas que estavam a bordo não se apoiarem no direito internacional", adiantou a chefe da diplomacia sueca numa carta dirigida à organização que possui o navio.

A organização "Navio para Gaza", que realiza ações contra o bloqueio terrestre e marítimo imposto há mais de uma década pelo Estado hebreu ao palestiniano, divulgou hoje a carta de Wallstrom.

O navio integrava uma frota de três navios intercetada pelas autoridades israelitas, que a escoltou até ao porto de Ashkelon, em Israel.

Ativistas de 18 nacionalidades viajavam nas embarcações que transportavam 10 mil euros em material médico de urgência para a faixa de Gaza.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório