Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Estónia pede explicações à NATO após disparo acidental de míssil

O primeiro-ministro da Estónia pediu hoje explicações à NATO sobre o incidente que envolveu na terça-feira um caça espanhol que participava num exercício militar naquele país báltico e que acidentalmente disparou um míssil durante as manobras.

Estónia pede explicações à NATO após disparo acidental de míssil
Notícias ao Minuto

17:25 - 08/08/18 por Lusa

Mundo Treinos

"Transmiti a Jens Stoltenberg que é um incidente grave e que estamos logicamente preocupados", afirmou Jüri Ratas, citado num comunicado do executivo de Talin, após uma conversa telefónica com o secretário-geral da NATO.

Durante o contacto com Stoltenberg, o chefe do governo estónio lembrou que "felizmente ninguém ficou ferido" e pediu que as circunstâncias deste incidente ocorrido no espaço aéreo da Estónia sejam "esclarecidas sem demora".

"A missão da NATO contribui de forma importante na segurança da Estónia e de toda a aliança", prosseguiu Jüri Ratas, referindo ainda ter tido garantidas por parte de Jens Stoltenberg de que todos os aliados envolvidos nas manobras vão investigar o ocorrido.

O Ministério da Defesa de Espanha informou na terça-feira que o incidente em questão tinha envolvido um Eurofighter espanhol que realizava manobras de treino com aparelhos franceses na zona sudoeste da Estónia, área autorizada para este tipo de exercícios militares, e que o caça espanhol teria disparado acidentalmente um míssil ar-ar.

Os aparelhos que participavam nos exercícios regressaram posteriormente à base aérea de Siauliai, na Lituânia, indicou o ministério espanhol, que abriu, entretanto, uma investigação para esclarecer as causas do incidente.

Os aparelhos envolvidos no incidente são dois Eurofighter da Força Aérea espanhola e dois Mirage 2000 das forças francesas.

Os exercícios que realizavam os caças espanhóis e franceses são habituais para os aparelhos destacados nesta zona geográfica, que está abrangida pela missão de policiamento aéreo da NATO nos países Bálticos, na qual participa o destacamento espanhol Vilkas Bap-47.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório