Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

EUA. Juiz decide sexta-feira sobre divulgação de manuais de armas 3D

Um juiz federal norte-americano irá realizar, na sexta-feira, uma audiência do caso sobre a autorização para a divulgação de manuais de instruções que permitem produzir em casa armas com recurso a impressão a três dimensões (3D).

EUA. Juiz decide sexta-feira sobre divulgação de manuais de armas 3D
Notícias ao Minuto

14:56 - 08/08/18 por Lusa

Mundo Casos

O juiz federal de Seattle Robert Lasnik suspendeu a 31 de julho a autorização para a divulgação de manuais de instruções que permitem produzir em casa, sem controlo, armas com recurso a impressão 3D.

Lasnik voltará a analisar o tema numa audiência na sexta-feira, na sequência de uma providência cautelar de restrição apresentada por procuradores-gerais de vários Estados norte-americanos e da capital federal.

A ordem de restrição do juiz Lasnik suspendeu o acordo feito em junho entre a Administração Trump e a organização Defense Distributed e que permitia a esse grupo texano voltar a divulgar as instruções de impressão de armas 3D via Internet.

"Há a possibilidade de danos irreparáveis devido à forma como essas armas podem ser feitas", afirmou a 31 de julho o magistrado.

No final de junho, depois de uma longa batalha judicial, o Governo federal autorizou a Defense Distributed a disponibilizar na Internet os esquemas que permitem fabricar em casa uma arma através da impressão a três dimensões.

O objeto impresso é de plástico, mas funciona tal como uma arma normal e não é construído industrialmente por um fabricante autorizado nem possui número de série, está fora do alcance dos detetores de metais e é potencialmente indetetável.

O fundador da Defense Distributed, Cody Wilson, já veio a público declarar que já tinha publicado a 27 de julho os esquemas para impressão na Internet.

No dia 31 de julho, antes da decisão do juiz de Seattle, e após o acordo judicial alcançado pelo Governo com a Defense Distributed, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou não fazer muito sentido a autorização para imprimir armas 3D em casa.

"Estou a ver [o tema de] as armas de plástico 3D que se vendem ao público. Já falei com a NRA [Associação Nacional de Espingardas], não parece fazer muito sentido!", escreveu Trump na sua conta da rede social Twitter, sem fornecer mais pormenores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório