Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Este estúdio de tatuagens tem 134 anos. Agora, corre risco de fechar

Deverá ser a loja mais antiga do mundo ainda em funcionamento.

Notícias ao Minuto

11:39 - 08/08/18 por Sara Gouveia

Mundo Copenhaga

Durante mais de 130 anos, o Tattoo Ole, um famoso estúdio de tatuagens na capital da Dinamarca, Copenhaga, já desenhou em todo o tipo de clientes - marinheiros, prostitutas e até um rei.

Foi fundado em 1884 e deverá ser o estúdio mais antigo do mundo ainda em funcionamento.

Mas a sua história está agora em risco, pois segundo revelou ao Washington Post a sua proprietária, Majbritt Petersen, o senhorio quer fechar-lhes as portas e usar o espaço para expandir a cozinha do restaurante da porta ao lado. Majbritt quer recorrer da decisão em tribunal, pois acredita que a história da loja deve ser preservada e que esta deve ser considerada um marco histórico.

"Para mim, tem uma história tão longa, que se se fechar, não se pode recuperar mais", explicou a proprietária que trabalha no local desde 2007.

O fundador, Hans J. Hansen, viu no estúdio uma oportunidade de fazer dinheiro a tatuar os marinheiros que atracavam na área de Nyhavn, um local perto de um canal no século XIX. Agora é um local bastante frequentado por turistas, mas na altura estava apinhado de marinheiros e prostitutas. 

Inicialmente chamava-se Nyhavn17, mas uns anos mais tarde foi vendida a um aprendiz, Ole Hansen, que lhe deu o novo nome por que é conhecida desde então: Tattoo Ole.

Ole Hansen acabou por ficar conhecido por receber várias vezes no estúdio o rei Frederick IX da Dinamarca. Em 1951, o monarca apareceu na revista Life com uma coleção de tatuagens na parte de cima do corpo, sendo que duas delas, no seu braço esquerdo terão sido feitas na Tattoo Ole.

Notícias ao MinutoRei Frederick IX© Tattoodo

Majbritt lamenta que o estigma associado às tatuagens não ajude a conseguir atenção ou dinheiro para que consiga salvar o local. No entanto, a Tattoodo, uma comunidade mundial de tatuadores online, lançou uma petição que já conta neste momento com mais de 10 mil assinaturas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório