Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Três homens acusados de desejarem a morte de menino com cancro no Twitter

Criança de oito anos, com um cancro terminal, era fã de touradas e foi homenageada numa praça de touros. Três homens desejaram-lhe a morte no Twitter e o caso chegou aos tribunais.

Três homens acusados de desejarem a morte de menino com cancro no Twitter
Notícias ao Minuto

16:37 - 07/08/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

Um juiz de Alzira, em Valência, Espanha, acusou três homens pelo crime de incitamento ao ódio no Twitter, que teve como alvo um menino de oito anos, com um cancro em estado terminal, que gostava de touradas.

Adrián Hinojosa, de oito anos, foi homenageado na praça de touros de Valência no passado dia 8 de outubro de 2016, num evento de angariação de fundos destinados a ajudar ao tratamento da sua doença.

O evento teve cobertura da imprensa espanhola e o menino recebeu muitas mensagens de apoio e de solidariedade nas redes sociais. Mas também recebeu mensagens de ódio por gostar de touradas.

“O que é que acho? Não vou ser politicamente correto. O que se está a passar? Deixem-no morrer, deixem-no morrer agora. É uma criança doente que quer ser curada para matar animais inocentes e saudáveis. Vais morrer, Adrián”, escreveu no Twitter Eizpea Etxezarraga, de 35 anos, segundo dá conta o El País.

Já Bryan Salinas, de 21 anos, escreveu que é “patético defenderem uma criança que prefere matar um animal. Oxála que o Adrián mate a sua mãe e que morra”.

Foi ainda identificado Manuel Cordero, mas a mensagem que esteve na origem da acusação não foi revelada. Adrián acabaria por morrer alguns meses depois do espetáculo.

Esta é a primeira vez que um caso com base no Twitter chega aos tribunais espanhóis. A Associação Nacional de Lesados da Internet e das Novas Tecnologias (Anfitec) pede três anos de prisão e uma multa de dez euros por dia durante 10 meses para os três homens acusados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório