Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Líder da Al-Qaida no Afeganistão morto pelas forças de segurança

Um dos líderes mais importantes da rede terrorista Al-Qaida no Afeganistão, Abdul Rahim Al-Mesri, morreu na noite de domingo num ataque por forças de segurança afegãs no sul do Afeganistão, divulgaram hoje as autoridades.

Líder da Al-Qaida no Afeganistão morto pelas forças de segurança
Notícias ao Minuto

10:25 - 07/08/18 por Lusa

Mundo Abdul Rahim Al-Mesri

"As forças especiais afegãs realizam uma incursão noturna especial na aldeia de Khun-Bibi, no distrito Garamsir (na província de Helmand) e, como resultado da operação morreu Abdul Rahim Al-Mesri, um membro experimentado da Al-Qaida", segundo um comunicado do Gabinete do Corpo de Operações Especiais.

De acordo com o organismo, dependente do Ministério da Defesa afegão, durante o ataque mataram também mais seis alegados combatentes da rede terrorista e as forças de segurança prenderam duas mulheres paquistanesas.

O porta-voz do Corpo de Operações Especiais, Abdul Qayum Nuristani, disse à agência de notícias espanhola EFE que Al-Mesri foi um dos mais importantes líderes da Al-Qaida no país e explicou que dirigia as atividades de formação no Afeganistão.

Entre as suas funções, estava o estabelecimento de comunicações entre os membros do grupo no Afeganistão e combatentes de outros países.

"As nossas forças também apreenderam um grande número de documentos e informações digitais durante a operação", disse Nuristani, que listou entre os objetos apreendidos oito computadores portáteis, 21 discos rígidos, 19 memórias USB, telemóveis, passaportes, bilhetes de identidade e manuais para construir dispositivos explosivos.

O Afeganistão vem enfrentando uma onda de violência desde janeiro de 2015, quando a NATO terminou a sua missão de combate no país, onde os principais atores do conflito são hoje os talibãs e o grupo extremista Estado Islâmico (EI), enquanto a Al-Qaida praticamente desapareceu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório