Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Túnel ferroviário da China até Taiwan? Cientistas já têm plano

Cientistas chineses enviaram ao Governo um plano para construir um túnel ferroviário submarino entre o continente chinês e Taiwan, noticiou hoje um jornal de Hong Kong, numa altura de renovadas tensões entre Taipé e Pequim.

Túnel ferroviário da China até Taiwan? Cientistas já têm plano
Notícias ao Minuto

10:16 - 07/08/18 por Lusa

Mundo China

O estudo para construir o mais longo túnel do género no mundo, com 135 quilómetros debaixo do mar, surge num período de crescentes tensões entre Pequim e o governo de Taiwan.

Alguns analistas consideram, no entanto, que a China poderá começar a trabalhar no projeto de forma unilateral.

"Será um dos maiores e mais desafiantes projetos de engenharia civil do século XXI", disse um dos cientistas do Governo chinês ao SCMP, que não refere o seu nome, por se tratar de um "projeto sensível".

A ideia de um túnel a ligar o continente chinês e Taiwan já tem um século, mas só agora cientistas e engenheiros chegaram a um consenso sobre a melhor forma de materializar o projeto.

O túnel começaria em Pingtan, na província de Fujian, leste da China, e atingiria 200 metros de profundidade, atravessando espessas camadas de rocha, incluindo granito extremamente duro, e com pelo menos dois desvios de falhas geológicas, regressando à superfície em Hsinchu, uma cidade costeira próxima de Taipé.

A construção seria três vezes e meio mais longa do que o Canal da Mancha, que liga França ao Reino Unido, e foi concluído em 1994. O projeto chinês teria características comuns àquela construção, consistindo em três túneis individuais, segundo o SCMP.

Dois dos túneis seriam usados por comboios em direções opostas, enquanto uma terceira passagem, no meio, iria alojar linhas elétricas, cabos de comunicação e saídas de emergência.

O plano inclui ainda a criação de um par de ilhas artificiais a meio do trajeto, onde seria instalada uma estação de tratamento do ar, que canalizaria ar fresco para dentro do túnel.

Desde que há dois anos a Presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen, do Partido Democrata Progressista, pró-independência, ascendeu ao poder, a China tem aumentado a pressão diplomática e militar sobre Taiwan.

"Começar a construção sem chegar antes a um acordo com o outro lado iria incitar sentimentos anti-China na ilha", afirmou Zhao Jian, professor de economia na Universidade Jiaotong, em Pequim, citado pelo SCMP.

"Iria fazer com que se afastassem ainda mais, em vez de promover uma maior aproximação", disse.

Zhu Hehua, diretor de pesquisa sobre túneis e estruturas subterrâneas na universidade de Tongji, em Xangai, considerou que, devido à situação política, o projeto "parece tão distante como ir à Lua", mas que "eventualmente se realizará".

Taiwan, a ilha onde se refugiou o antigo governo chinês depois de o Partido Comunista tomar o poder no continente, em 1949, assume-se como República da China, mas Pequim considera-a uma província chinesa e não uma entidade política soberana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório