Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Ex-campeão de críquete Imran Khan concorre a primeiro-ministro

O partido Pakistan Tehreek-e-Insaf (PTI) apresentou hoje formalmente o ex-campeão de críquete Imran Khan como candidato ao cargo de primeiro-ministro do Paquistão, processo que está dependente de uma votação parlamentar.

Ex-campeão de críquete Imran Khan concorre a primeiro-ministro
Notícias ao Minuto

16:33 - 06/08/18 por Lusa

Mundo Paquistão

Para assumir o cargo, Imran Khan terá de enfrentar uma votação parlamentar -- que ocorrerá possivelmente no sábado -- e derrotar o candidato apresentado pela oposição.

O PTI, a força partidária do ex-campeão de críquete, ganhou em julho passado as eleições legislativas paquistanesas, ao ter conquistado 115 assentos parlamentares.

Apesar da vitória eleitoral, o resultado não foi suficiente para alcançar uma maioria absoluta na assembleia composta por 342 assentos, obrigando à formação de uma coligação.

Vários candidatos que concorreram como independentes no escrutínio do passado dia 25 de julho aceitaram juntar forças ao PTI e integrar a coligação.

A nomeação formal de Imran Khan ocorreu hoje em Islamabad durante uma reunião do partido, confirmou o líder do PTI e deputado eleito por Karachi (sul do Paquistão), Arif Alvi.

O nome do ex-campeão de críquete foi aprovado por unanimidade, segundo acrescentou Shah Mahmood Qureshi, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros paquistanês e vice-presidente do PTI.

É previsível que Imran Khan irá enfrentar na votação parlamentar a forte oposição da Liga Muçulmana do Paquistão, partido do ex-primeiro-ministro paquistanês Nawaz Sharif, e de outras forças opositoras, que denunciaram uma alegada fraude eleitoral no escrutínio de julho.

O ex-primeiro-ministro paquistanês está atualmente a recorrer de uma sentença de 10 anos de prisão por corrupção.

A Liga Muçulmana do Paquistão é atualmente liderada pelo irmão do ex-chefe do governo paquistanês, Shabaz Sharif.

A par da liderança, Shabaz Sharif também será o candidato da força partidária da oposição na votação parlamentar que irá determinar o próximo primeiro-ministro do Paquistão.

A nomeação também foi hoje oficializada durante uma reunião partidária.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório