Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Arábia Saudita expulsa embaixador e congela comércio com Canadá

A Arábia Saudita anunciou hoje que vai expulsar o embaixador do Canadá em Riade e congelar todas as relações comerciais com o país, em resposta às críticas de Otava à repressão sobre ativistas de direitos humanos.

Arábia Saudita expulsa embaixador e congela comércio com Canadá
Notícias ao Minuto

05:11 - 06/08/18 por Lusa

Mundo Sauditas

O reino saudita deu ao diplomata canadiano 24 horas para deixar o país e chamou o seu embaixador no Canadá "para consultas", num súbito endurecimento das relações bilaterais, que passa também pelo congelamento de "todos os novos acordos de comércio e investimento".

O reino da Arábia Saudita "não aceitará de nenhum país uma interferência nos seus assuntos internos", informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros saudita através de uma publicação na rede social Twitter.

A embaixada canadiana tinha referido, num comunicado publicado no Twitter, estar "gravemente preocupada" com uma nova onda de detenções de ativistas de direitos humanos na Arábia Saudita.

"Pedimos às autoridades sauditas a libertação imediata dos ativistas pacíficos de direitos humanos", indicou a nota.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros saudita reagiu, defendendo ser "muito lamentável que as palavras 'libertação imediata' figurem no comunicado canadiano", o que é "inaceitável nas relações entre dois países".

A 02 de agosto, a chefe da diplomacia canadiana, Chrystia Freeland, disse ter ficado "muito preocupada ao saber da prisão de Samar Badawi", ativista pelos direitos iguais entre homens e mulheres, e da colega Nassima al-Sadah.

Samar Badawi foi distinguida em 2012 com o Prémio Internacional de Liderança Feminina pelo Governo dos Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório