Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Compositor grego Mikis Théodorakis hospitalizado

Um dos mais célebres compositores gregos, Mikis Théodorakis, de 93 anos, foi hospitalizado após um ataque cardíaco, mas a sua vida está "fora de perigo imediato", indicou hoje a agência noticiosa grega ANA.

Compositor grego Mikis Théodorakis hospitalizado
Notícias ao Minuto

17:33 - 05/08/18 por Lusa

Mundo Carreira

O autor da banda sonora do filme 'Zorba, o grego' (1964) 'foi transferido na sexta-feira para um hospital de Atenas após uma forte dor no peito e uma anomalia cardíaca', anunciou a agência.

Os médicos declararam que o compositor está 'fora de perigo imediato', mas precisaram manter a prudência devido à sua idade, segundo a mesma fonte.

Conhecido em todo o mundo por ter composto a banda sonora daquele filme baseado no romance homónimo de Nikos Kazantzakis, Théodorakis é um compositor prolífico, que além de sinfonias e oratórios marcou e renovou a música popular da Grécia.

É também considerado como uma figura emblemática da vida política grega: participou na resistência contra os nazis, foi militante comunista durante a guerra civil (1946-1949) e combateu a ditadura dos coronéis (1967-1974). Manifestou-se também contra a austeridade imposta à Grécia pelos credores devido à crise financeira desencadeada em 2010.

Nascido na ilha de Quios, no mar Egeu, a 29 de julho de 1925, estudou música em Atenas e em Paris.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório