Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Vandalizada casa de Elie Wiesel, sobrevivente do Holocausto

Nobel da Paz morreu em julho de 2016, aos 87 anos de idade.

Vandalizada casa de Elie Wiesel, sobrevivente do Holocausto
Notícias ao Minuto

10:34 - 05/08/18 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Roménia

A casa de Elie Wiesel, um sobrevivente do Holocausto que foi laureado com o Nobel da Paz em 1986, foi vandalizada na Roménia, tendo sido, no sábado, iniciada uma investigação ao caso.

Um dos comentários escritos nas paredes da residência dizia que o Nobel da Paz estava "no inferno com Hitler", diz o Guardian.

Um grupo de monitorização de manifestações de antissemitismo na Roménia descreveu o incidente como um ato de vandalismo contra "a memória de Elie Wiesel, a memória do Holocausto e o espírito dos sobreviventes do Holocausto".

A casa de Wiesel, que morreu em julho de 2016, aos 87 anos, fica situada na cidade de Sighetu Marmației e é considerada um monumento histórico protegido.

Recorde-se que o governo romeno comprometeu-se a combater o antissemitismo no país, assim como a negação do Holocausto.

Wiesel recebeu o Nobel da Paz por elevar a sua voz para lembrar o Holocausto dos judeus, destacando-se também nas críticas a outras atrocidades, como o genocídio ruandês ou as matanças na antiga Jugoslávia. Era um dos escritores judeus mais conhecidos e um defensor da memória do Holocausto, através da educação.

Autor de mais de 30 ensaios e romances, nasceu, a 30 de setembro de 1928, na localidade húngara de Sighet, atual Roménia, mas era cidadão norte-americano desde 1963. Morreu nos Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório