Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Venezuela: Gruas em protesto contra registo para acesso a combustível

Dezenas de motoristas de gruas realizaram hoje um protesto contra a obrigação de se registarem para ter acesso a combustíveis a preços subsidiados pelo Estado, pneus e peças para as viaturas.

Venezuela: Gruas em protesto contra registo para acesso a combustível
Notícias ao Minuto

23:32 - 04/08/18 por Lusa

Mundo Manifestação

O protesto teve lugar na autoestrada Francisco Fajardo, que atravessa de oeste a leste a cidade de Caracas e os motoristas reclamaram ainda a obrigação de ter um Cartão da Pátria, promovido pelo partido do Governo, para se poderem registar e ter acesso a combustíveis.

"Não ao registo! Não ao cartão!" lia-se nos para-brisas das gruas.

Em Altamira, no leste de Caracas, efetivos da Polícia Nacional Bolivariana (PNB, polícia militar) tentou persuadir os motoristas a desistir da iniciativa.

Entretanto, nas Praças Bolívar dos 355 municípios venezuelanos decorre o Registo Nacional de Transporte (RNT), e que porta-vozes do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV, no poder), insistem estar a ser bem-sucedido entre a população.

O RNT começou a 01 de agosto, através do Cartão da Pátria, um documento de identificação promovido e atribuído pelo PSUV e que, segundo o Presidente Nicolás Maduro, é obrigatório para permitir o acesso a combustível a preços subsidiados, a pneus e a peças de reposição para viaturas.

A oposição contesta o registo considerando que se trata de uma medida para racionar combustível, tendo em conta as dificuldades de produção local da empresa estatal Petróleos da Venezuela SA (PDVSA).

Por outro lado, diz ainda tratar-se de uma maneira de forçar a população a inscrever-se no partido do Governo, por ser estas formação partidária a entidade emissora do referido documento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório