Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Na Dinamarca já se multa por uso de véu islâmico em público

Nova lei entrou em vigor a 1 de agosto.

Na Dinamarca já se multa por uso de véu islâmico em público
Notícias ao Minuto

15:00 - 04/08/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Legislação

Desde o início de agosto que a lei dinamarquesa proíbe o uso de véu islâmico em público.

A proibição (que incluiu também máscaras e até barbas falsas) é o mais recente passo num tema que tem sido fértil em discussões noutros países europeus, como aconteceu em França, onde o véu também foi proibido em locais públicos.

O Mirror dá conta do caso da primeira muçulmana a ser alvo de uma coima pelo uso em locais públicos do véu islâmico. Já eram esperados protestos a desafiar a lei, mas este caso em particular aconteceu num centro comercial, a cerca de 25 quilómetros da capital do país, Copenhaga.

A mulher em causa, de 28 anos de idade, estava a usar um niqab (roupa que cobre o corpo da mulher praticamente da cabeça aos pés) quando foi abordada por outra mulher, que lhe disse para tirar o véu.

As duas mulheres envolveram-se numa altercação, com a mulher que abordou a mulher muçulmana a tirar mesmo, à força, o niqab.

Quando a polícia chegou a cidadã muçulmana já tinha voltado a vestir o niqab e acabou mesmo por ser alvo de uma coima por se ter recusado a retirá-lo. Foi multada em mil coroas dinamarquesas (perto de 135 euros).

Grupos de ativistas consideram que a nova lei, em vigor desde 1 de agosto, limita a liberdade religiosa. Entre os apoiantes há quem defenda que a legislação defende mulheres de opressão e facilita a integração na sociedade dinamarquesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório