Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

'Christopher Robin' não estreia na China. A 'culpa' é de Winnie the Pooh

A personagem da Disney tornou-se um símbolo da resistência devido às comparações com o presidente chinês Xi Jinping.

'Christopher Robin' não estreia na China. A 'culpa' é de Winnie the Pooh
Notícias ao Minuto

17:56 - 03/08/18 por Fábio Nunes

Mundo Decisão

O filme da Disney ‘Christopher Robin’ não vai chegar às salas de cinema chinesas. Segundo o The Hollywood Reporter, embora não tenha sido dada nenhuma explicação oficial, uma fonte contactada pelo site acredita que esta decisão se deve à campanha contra Winnie the Pooh, a personagem da Disney que entra no filme.

No verão passado, as autoridades chinesas começaram a bloquear imagens de Winnie the Pooh nas redes sociais porque o urso se tornou um símbolo de resistência contra o Partido Comunista e, mais especificamente, o presidente chinês Xi Jinping.

Em causa estão as comparações entre Winnie the Pooh e Jinping que resultaram numa série de memes que acabaram por ser censurados.

No entanto, não é de esperar que esta decisão afete muito o box office do filme. Alguns filmes da Disney não tiveram grande sucesso nas salas de cinema chinesas no passado. Foi o caso de ‘Cinderala’, por exemplo. O filme de 2015 arrecadou apenas 72 milhões de dólares (quase 62 milhões de euros) na China.

‘Christopher Robin’ estreou esta sexta-feira nos Estados Unidos, onde se espera que só hoje renda até 30 milhões de dólares (25,8 milhões de euros).

A estreia nos cinemas nacionais está marcada para o dia 15 de agosto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório