Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Acusações de ingerência russa são "histeria" que "ridiculariza" os EUA

A Rússia qualificou hoje de "histeria" que "ridiculariza" os Estados Unidos as acusações de ingerência russa no processo eleitoral norte-americano, após os serviços de informação dos EUA terem acusado Moscovo de interferir.

Acusações de ingerência russa são "histeria" que "ridiculariza" os EUA
Notícias ao Minuto

13:55 - 03/08/18 por Lusa

Mundo Moscovo

"Não apenas esta histeria, que dura há dois anos acerca da suposta ingerência russa que nunca ocorreu, mina as relações bilaterais, mas ridiculariza todo o sistema político norte-americano", declarou a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova, numa conferência de imprensa.

Vários responsáveis norte-americanos, do chefe de um serviço de informações ao diretor do FBI, acusaram na quinta-feira a Rússia de continuar as suas tentativas para "enfraquecer e dividir" os Estados Unidos, interferindo no processo eleitoral norte-americano e imiscuindo-se no debate político.

A ameaça "é real. Ela continua. E fazemos todo o possível para ter eleições nas quais os norte-americanos possam ter confiança", declarou o diretor dos serviços secretos nacionais norte-americanos Dan Coats, a alguns meses das eleições legislativas de novembro.

A Rússia é acusada pelos serviços secretos norte-americanos de ingerência durante a eleição presidencial de 2016, que deu o poder a Donald Trump.

A presumível ingerência é alvo de uma investigação nos Estados Unidos, que o presidente Trump classifica de "caça às bruxas".

As autoridades russas têm rejeitado firmemente as acusações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório