Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Atentado no Afeganistão faz pelo menos 25 mortos

Dois bombistas suicidas fizeram-se explodir junto a mesquita xiita em Gardiz.

Atentado no Afeganistão faz pelo menos 25 mortos
Notícias ao Minuto

12:09 - 03/08/18 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Gardiz

Um atentado na província de Gardiz, no Afeganistão, causou pelo menos 25 mortos e 23 feridos, segundo a Associated Press, que cita fonte do governo afegão.

O número de vítimas não é certo. A Reuters deu conta do ataque, junto a uma mesquita xiita em Gardiz, durante as orações da manhã, e noticiou dez mortos.

Pouco depois, a agência afegã Pajhwok falou em 15 mortos na sequência de um ataque cometido "por dois terroristas suicidas". 

Antes de se fazerem explodir, os terroristas dispararam contra os crentes no interior da mesquita.

"Os relatos iniciais indicam que os militantes abriram fogo e detonaram um explosivo", disse Sardar Vali Tabassum, da polícia de Gardiz, à Reuters. 

O vice-governador da província de Paktia, Abdul Wali Sahi, disse à EFE que a mesquita foi atacada pertence à minoria xiita hazara do país, frequentemente alvo de ataques do  Estado Islâmico.

Até ao momento, o ataque ainda não foi reivindicado, mas o Afeganistão tem sido palco de vários ataques reivindicados por grupos jihadistas, nomeadamente os Taliban, que governam várias zonas do país, bem como do autodesignado Estado Islâmico. 

Os feridos foram transportados para o hospital provincial e vários centros de saúde privados, acrescentou o porta-voz.

No dia 22 de abril, um ataque suicida realizado pelo Estado Islâmico contra o centro eleitoral numa zona de Cabul, com grande população da minoria xiita hazara, causou a morte de pelo menos 69 pessoas e 120 feridos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório