Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Polícia italiana detém três jovens suspeitos de agressão a atleta sub-23

Agressão a Daisy Osakue foi um dos muitos ataques das últimas semanas que levou a oposição ao governo italiano a falar em "espiral racista" no país.

Polícia italiana detém três jovens suspeitos de agressão a atleta sub-23
Notícias ao Minuto

11:36 - 03/08/18 por Pedro Bastos Reis

Mundo Daisy Osakue

A polícia italiana deteve três jovens suspeitos de terem atirado ovos à campeã italiana sub-23 de lançamento do disco Daisy Osakue, um ataque que lhe causou uma lesão na córnea e que pôs em risco a sua participação nos europeus de atletismo.

A BBC, que cita os media italianos, refere que os três jovens são naturais de Turim e que confessaram o ataque à italiana de origem nigeriana. O caso não está a ser tratado como um incidente racista, isto apesar da vaga de ataques contra imigrantes e contra negros registados em Itália nas últimas semanas.

As autoridades conseguiram identificar o carro de onde os jovens atiraram os ovos contra Daisy Osakue e questionaram um dos jovens, que acabou por confessar e identificar outras duas pessoas que estavam consigo no momento do ataque.

Os três jovens são suspeitos de causar danos pessoais e de não providenciarem primeiros socorros. O advogado diz que os suspeitos ficaram "assustados" pelo interesse mediático do caso, e que estiveram prestes a entregar-se às autoridades. 

Este incidente, entre outros semelhantes nas últimas semanas, levaram a oposição ao governo italiano a denunciar a “espiral racista” no país, estimulada, sobretudo, pela retórica anti-imigração do ministro do interior italiano, Matteo Salvini. O líder da extrema-direita italiana, contudo, nega as acusações, apesar das suas declarações constantes a culpar os refugiados e os imigrantes por tudo o que acontece de mal em Itália, isto enquanto mantém a intransigência em permitir que navios que resgatam pessoas no Mediterrâneo possam atracar em território italiano. 

Daisy Osakue está a recuperar da sua lesão e ainda não é certo que consiga participar no Campeonato Europeu de Atletismo, marcado para a próxima semana, em Berlim.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório