Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Martinho da Vila e Chico Buarque visitaram Lula da Silva na prisão

Músicos brasileiros consideram que a imprensa deveria poder falar diretamente com o ex-presidente, detido desde abril, uma vez que tal é do "interesse do público". Lula da Silva garante que é candidato às presidenciais de outubro.

Martinho da Vila e Chico Buarque visitaram Lula da Silva na prisão
Notícias ao Minuto

07:46 - 03/08/18 por Pedro Bastos Reis

Mundo Brasil

Os cantores brasileiros Martinho da Vila e Chico Buarque visitaram o ex-presidente brasileiro Lula da Silva na prisão da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba,

No final da visita, os dois músicos não responderam às questões dos jornalistas, mas fizeram algumas declarações que seriam divulgadas no vídeo partilhado nas redes sociais pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Martinho da Vila e Chico Buarque garantiram que Lula da Silva estava “bem-disposto e bem-humorado”, mas disseram que a imprensa deveria poder falar com o ex-presidente brasileiro, preso desde abril, depois de ter sido condenado a 12 anos e um mês de prisão por alegados crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

“Acho que o correto seria a imprensa poder falar diretamente com ele, em vez de ficar de porta-voz, moço de recados”, afirmou Chico Buarque. "A questão não é só a liberdade do Lula", continuou, "é a liberdade de imprensa. O 'cala a boca' já morreu". “Tem de insistir com isso”, acrescentou Martinho da Vila.

"Ele disse que é candidato", sublinhou ainda Martinho da Vila, enquanto Chico Buarque reforçou que Lula "não troca a dignidade pela liberdade". 

Chico Buarque, recorde-se, atuou, no último fim de semana, no festival ‘Lula Livre’, que decorreu no Rio de Janeiro. O autor de ‘Caravanas’ fez-se acompanhar de Gilberto Gil, num evento em que participaram dezenas de outros artistas brasileiros e sul-americanos.

A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, também visitou Lula da Silva na quinta-feira e revelou que o ex-presidente falou com Chico Buarque e Martinho da Silva sobre os concertos do festival ‘Lula Livre’, agradecendo o apoio que tem recebido de vários setores culturais do país. Segundo a senadora, à semelhança do que fora dito por Martinho da Vila, Lula garantiu ainda que é “candidatíssimo” às eleições de outubro.

“[Lula] Ouviu deles [Chico e Martinho] o que foi o show, a mobilização que teve no Rio de Janeiro, o movimento dos artistas”, disse Hoffman, citada pela Folha de São Paulo. “Lula pediu para dizerem em alto e bom som, em todos os lugares, que é candidatíssimo”, revelou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório