Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Restos mortais devolvidos aos EUA recuperados no local de famosa batalha

Os restos mortais de soldados norte-americanos devolvidos aos Estados Unidos pela Coreia do Norte foram aparentemente recuperados no local de uma batalha famosa da Guerra da Coreia, indicou um responsável norte-americano.

Restos mortais devolvidos aos EUA recuperados no local de famosa batalha
Notícias ao Minuto

09:54 - 03/08/18 por Lusa

Mundo Guerra

De acordo com a agência norte-americana para os casos de soldados desaparecidos, DPAA, a maioria dos restos mortais será proveniente de uma aldeia nas proximidades do local da batalha do reservatório de Chosin, onde morreram milhares de norte-americanos em novembro e dezembro de 1950.

"Os restos mortais estão ligados à famosa batalha", indicou, na quinta-feira, John Byrd, diretor de análise científica na DPAA, durante uma videoconferência, a partir do Havai, onde chegaram na quarta-feira 55 caixas com restos mortais.

As caixas foram "acondicionadas com muitas precauções" pelos norte-coreanos, acrescentou o perito, que sublinhou serem necessários mais testes.

Vários países combateram na Guerra da Coreia (1950-53), mas os objetos que acompanham os restos mortais, como botões, cintos e botas, deixam pensar que se tratam de soldados norte-americanos, disse.

Na cimeira de 12 de junho, em Singapura, com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, comprometeu-se a "encontrar os restos mortais de prisioneiros de guerra [POW] e de soldados desaparecidos em ação" [MIA] e "a repatriar imediatamente aqueles que já tenham sido identificados".

Para Washington, a restituição destas dezenas de restos mortais constitui uma "primeira etapa", já que mais de 5.300 soldados norte-americanos que combateram na Guerra da Coreia nunca regressaram aos Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório