Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

"O que estamos a ver na presidência de Trump é pior do que o Watergate"

Carl Bernstein, um dos jornalistas que desvendou o caso, traçou comparações entre o atual presidente e Richard Nixon e destacou o autoritarismo de Trump.

"O que estamos a ver na presidência de Trump é pior do que o Watergate"
Notícias ao Minuto

22:43 - 02/08/18 por Fábio Nunes

Mundo Carl Bernstein

Numa entrevista a Wolf Blitzer na CNN, Carl Bernstein fez duras crítica a Donald Trump. O jornalista investigou e deu a conhecer aos norte-americanos o caso Watergate juntamente com Bob Woodward, que levou à renúncia de Richard Nixon à presidência dos Estados Unidos em 1974, diz que Trump é um líder “descontrolado”.

“Acho que o que estamos a ver é mais do que ansiedade da parte de Donald Trump. Estamos a ver um presidente que se está a comportar e a agir de uma forma descontrolada. O Nixon não agiu de forma descontrolada publicamente, mas temos de olhar para o panorama geral. No caso Watergate, o sistema funcionou. O presidente dos Estados Unidos não declarou publicamente a imprensa como inimiga do povo nem tentou sabotar a primeira emenda e a legitimidade do que a imprensa fez, embora tenha tentado fazer da nossa conduta o problema, em vez da sua conduta”, afirmou Bernstein.

Mas o jornalista não se ficou por aqui e acrescentou que Trump quer fomentar a “histeria”. Bernstein fez ainda uma comparação importante com Nixon. “É tempo de reconhecermos que o que estamos a ver na presidência de Trump é pior do que o Watergate”.

E salientou o autoritarismo de Trump. “É um autoritário em termos de retórica, no que toca a acicatar a sua base eleitoral nos comícios. O Nixon nunca fez algo parecido com isso. Nunca vimos comícios como no outro dia com o objetivo de transmitirem uma mensagem autoritária”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório