Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Autoridades moçambicanas investigam rapto de empresário sul-africano

A Polícia moçambicana disse hoje à Lusa que decorrem operações para a localização do empresário sul-africano raptado na quarta-feira em Palma, norte de Moçambique, adiantando que o trabalho cobre "toda a província".

Autoridades moçambicanas investigam rapto de empresário sul-africano
Notícias ao Minuto

16:10 - 02/08/18 por Lusa

Mundo Cabo Delgado

"Confirmamos a ocorrência. No momento, já decorrem as operações para localizarmos e cobrem toda a província", disse Cláudio Langa, porta-voz do Comando Geral da Polícia República de Moçambique (PRM).

Andre Hanekon, com cerca de 60 anos e que trabalha na área do transporte marítimo, em Palma, desde 2012, foi raptado por volta das 14h30 (menos uma hora em Lisboa) de quarta-feira por um grupo de quatro pessoas encapuzadas que vestiam uniformes militares, contou à Lusa Fernando Amarula, diretor do edifício hoteleiro onde o rapto ocorreu.

"Este é uma zona que tem muitos problemas e nós estamos lá. Até ao momento é o que se pode avançar", afirmou o porta-voz da Polícia moçambicana.

O grupo, segundo a descrição do diretor do hotel, situado a quase dois quilómetros do centro da vila de Palma, fazia-se transportar num veículo castanho, sem matrícula, que depois de levar Andre Hanekon seguiu em direção ao centro da vila.

"Eles invadiram o hotel. Estavam a segui-lo" num carro, contou Fernando Amarula.

"Perguntei o que se estava a passar e eles nada disseram. Dispararam contra ele [Hanekon] no braço e na zona do abdómen e depois levaram-no", explicou Fernando Amarula.

Em declarações à Lusa, a mulher da vítima, Francis Hanekon, disse estar ainda em estado de choque, garantindo que Andre Hanekon "sempre foi boa pessoa e amiga de todos".

"O meu marido saiu, dizendo que ia ao banco levantar dinheiro e pagar impostos", mas "isto não é um roubo, porque o dinheiro continua lá", ninguém o levou, afirmou.

Segundo Francis Hanekon, o rapto aconteceu depois de nos últimos dias circularem rumores de que o empresário poderia ser o mandante de ataques armados que têm acontecido na região, alegações que diz não fazerem sentido.

A mulher receia que possa haver inimizades relacionadas com o "sucesso nos negócios" do empresário, que está numa zona "privilegiada" de Palma.

Povoações remotas da província de Cabo Delgado, situada entre 1.500 a 2.000 quilómetros a norte de Maputo, têm sido saqueadas com violência por desconhecidos desde outubro de 2017, provocando um número indeterminado de mortes e deslocados.

Os grupos que têm atacado as aldeias nunca fizeram nenhuma reivindicação nem deram a conhecer as suas intenções, mas investigadores sugerem que a violência está ligada a redes de tráfico de heroína, marfim, rubis e madeira.

Os ataques acontecem numa altura em que avançam os investimentos de companhias petrolíferas em gás natural na região, mas sem que até agora tenham entrado no perímetro reservado aos empreendimentos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório