Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Bangladesh lança plano de ação contra casamento infantil

O Governo do Bangladesh lançou hoje um plano de ação nacional para acabar com casamento de raparigas menores de 18 anos, através de iniciativas institucionais, programas e esforços combinados.

Bangladesh lança plano de ação contra casamento infantil
Notícias ao Minuto

13:05 - 02/08/18 por Lusa

Mundo Governo

O país é o quarto no ranking mundial com a mais alta taxa de casamento infantil.

O plano, que será desenvolvido em conjunto com o Fundo das Nações Unidas par a Infância (UNICEF), visa reduzir em um terço a taxa de casamento infantil para jovens até 18 anos em 2021; e eliminar completamente o casamento infantil em 2041.

"É difícil acabar com o casamento de crianças da noite para o dia. Para uma família extremamente pobre, para uma rapariga que não tem tutores, é difícil acabar com o casamento infantil", disse a vice-ministra de Assuntos das Crianças e das Mulheres, Meher Afroze Chumki, na cerimónia de lançamento do plano em Daca.

"Estamos a trabalhar para acabar com o casamento infantil resolvendo esses problemas", acrescentou.

O plano de ação será implementado em várias fases e será desenvolvido no período de 2018 a 2030.

Os dados da UNICEF colocam o Bangladesh apenas atrás do Níger, da República Centro-Africana e do Chade, que são os países com maior incidência de casamento infantil.

Entre 2005 e 2013, 65% das mulheres do Bangladesh casaram-se antes dos 18 anos.

De acordo com as estimativas do Governo do Bangladesh, essa taxa tem vindo a cair nos últimos anos, para 62,8% em 2015 e para 47% em 2017.

No ano passado, o número de raparigas casadas com menos de 15 anos foi de 10,7%, menos da metade dos 23,8% registados em 2015, de acordo com os dados oficiais incluídos no plano de ação nacional.

A secretária do Ministério da Infância e da Mulher, Nasima Begum, mostrou-se otimista em relação ao sucesso do programa, pois poderia conseguir a erradicação do problema "antes do prazo estipulado".

O casamento infantil foi abolido pela maioria dos Governos, mas esses matrimónios ainda são realizados, especialmente nas áreas rurais do sul da Ásia.

A UNICEF indicou que atualmente cerca de 650 milhões de mulheres no mundo casaram-se ainda crianças e que mais de 150 milhões correm o risco de serem submetidas a essa prática antes de 2030.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório