Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Presidente do Zimbabué conversou com Chamisa sobre os protestos

O Presidente do Zimbabué, Emmerson Mnangagwa, disse hoje que falou com o líder da oposição para discutir como pôr fim aos protestos pós-eleitorais, que na quarta-feira resultaram na morte de três pessoas em Harare.

Presidente do Zimbabué conversou com Chamisa sobre os protestos
Notícias ao Minuto

12:12 - 02/08/18 por Lusa

Mundo Emmerson Mnangagwa

"Estivemos em comunicação com Nelson Chamisa para discutir como dissipar imediatamente a situação e devemos manter o diálogo para proteger a paz que todos ansiamos", afirmou Emmerson Mnangagwa na sua conta na rede social no Twitter.

O Presidente do Zimbabué apelou à resolução "pacífica" das disputas com a oposição.

"É mais importante do que nunca que nos unamos e nos comprometamos a resolver os conflitos de maneira pacífica e dentro dos limites da lei", disse Emmerson Mnangagwa numa mensagem no Twitter.

O Presidente Mnangagwa, diz a imprensa, pediu uma "investigação independente" sobre "os trágicos acontecimentos" de quarta-feira, para que os "responsáveis sejam julgados".

Centenas de partidários do Movimento para a Mudança Democrática, na oposição, protestaram nas ruas do centro de Harare contra o atraso no anúncio dos resultados das eleições presidenciais na segunda-feira, em que denunciam fraude contra o que eles consideram o verdadeiro vencedor, Chamisa.

De acordo com a imprensa, os protestos foram reprimidos, primeiro pela Polícia e depois também pelo Exército, com canhões de água, gás lacrimogéneo e munições.

A televisão pública ZBC confirmou a morte de pelo menos três pessoas.

O presidente do Zimbabué expressou as suas condolências às famílias das "vítimas da violência" de quarta-feira.

Por seu turno, o líder da oposição, Nelson Chamisa, permanece em silêncio desde o início dos protestos, mas antes tinha garantindo que venceu "o voto popular" e que nenhuma "manipulação dos resultados" alterará o desejo do povo.

A Comissão Eleitoral do Zimbabué, de acordo com a imprensa, assegurou que publicará hoje os resultados e atribui a demora ao facto de os representantes dos 23 candidatos ainda não terem verificado todos os resultados, uma exigência legal antes de sua publicação.

Segundo a imprensa, polícias e soldados estão em vários centros da capital, a aguardar o anúncio dos resultados da eleição presidencial entre Emmerson Mnangagwa e Nelson Chamisa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório