Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Torre Eiffel está fechada pelo segundo dia consecutivo

A Torre Eiffel mantinha-se hoje encerrada, pelo segundo dia consecutivo, devido a um conflito laboral envolvendo um novo sistema de reservas pela internet que agrava as filas de espera no emblemático monumento de Paris.

Torre Eiffel está fechada pelo segundo dia consecutivo
Notícias ao Minuto

11:53 - 02/08/18 por Lusa

Mundo Paris

A empresa que administra o monumento, a Sociedade de Exploração da Torre Eiffel (SETE), anunciou em comunicado que as negociações com os trabalhadores devem ser retomadas hoje e que propôs "um texto de acordo", informação confirmada por fontes sindicais.

Uma assembleia geral dos trabalhadores realizou-se hoje de manhã e as direções sindicais reuniram-se em seguida para decidir se aceitam a reabertura ou não.

A Torre Eiffel encerrou portas na quarta-feira às 16:00 (15:00 em Lisboa), mas os visitantes que já se encontravam no interior do monumento puderam terminar a visita.

No centro do conflito está o sistema de reservas de bilhetes pela internet, que a administração decidiu recentemente ampliar.

Os visitantes que reservam a entrada sobem à torre por um elevador diferente do que é utilizado pelos outros visitantes.

Os sindicatos não contestam o princípio, mas afirmam que o aumento das reservas cria filas intermináveis que os funcionários, em número que consideram insuficiente, têm grande dificuldade em gerir.

A administração contesta e assegura que a aplicação do dispositivo foi acompanhada de "um importante reforço de efetivos", mas aceita testar em agosto um dispositivo proposto pelos sindicatos.

A empresa afirma-se consciente da "deceção" causada aos visitantes pelo encerramento do monumento, com um número estimado de seis milhões de visitas por ano, e do impacto da situação na imagem de Paris e de França, e assegurou que está a fazer todos os possíveis para a resolver.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório