Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Pescadores angolanos desaparecidos há semanas foram resgatados no Gabão

Os cinco pescadores angolanos que estavam desaparecidos há três semanas da província de Cabinda foram resgatados com vida, quarta-feira, no Gabão, e já aguardam o regresso a Angola, informou hoje fonte diplomática.

Pescadores angolanos desaparecidos há semanas foram resgatados no Gabão
Notícias ao Minuto

11:24 - 02/08/18 por Lusa

Mundo Oficial

Segundo o primeiro secretário da embaixada angolana no Gabão, António Ngola, os pescadores, que a 09 de julho partiram do mar de Cabinda para a faina no Soyo, província angolana do Zaire numa embarcação de pesca artesanal, foram assistidos por uma equipa médica gabonesa, que considerou estável o estado de saúde do grupo.

"Estavam todos traumatizados e a nossa primeira preocupação foi levá-los ao centro médico e providenciar alimentação, vestuário e um repouso", referiu António Ngola, citado pela agência noticiosa angolana, Angop.

Este é o segundo caso do resgate de pescadores, que devido a avarias com a suas embarcações ficaram à deriva em alto-mar.

O último caso deu-se com oito pescadores angolanos, que depois de 28 dias em alto mar foram dar à costa do Gabão.

Tendo em conta a preocupante situação dos pescadores artesanais, a ministra das Pescas e do Mar de Angola, Victória de Barros Neto, apelou recentemente ao respeito pelas normas de segurança náutica, para evitar os constantes desaparecimentos e naufrágios que se têm registado.

"Aconselho-vos a pescarem a menos de 60 milhas, porque as vossas embarcações não estão capacitadas para resistirem às calemas", exortou Victória de Barros Neto.

NME//PVJ

Lusa/Fim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório