Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Refugiado vence prémio considerado o Nobel da matemática

Curdo iraniano de 40 anos vive, desde 2000, no Reino Unido, onde encontrou refúgio. Foi um dos quatro premiados com a medalha Fields, numa cerimónia que decorreu no Rio de Janeiro.

Refugiado vence prémio considerado o Nobel da matemática
Notícias ao Minuto

17:50 - 01/08/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Caucher Birkar

Caucher Birkar, um refugiado curdo iraniano, que vive no Reino Unido, foi um dos quatro vencedores da medalha Fields, considerada o Nobel da matemática.

O iraniano, de 40 anos, que também tem nacionalidade britânica, vive no Reino Unido desde 2000, e é professor em Cambridge. Foi premiado pelo seu contributo nos estudos geométricos.

Em declarações à BBC, Caucher Birkar admitiu que, quando vivia no Irão, via fotografias dos vencedores da medalha Fields, mas nunca imaginou que a poderia conquistar um dia.

“Eu olhava para eles e dizia para mim mesmo ‘será que algum dia irei conhecer estas pessoas?’ Nessa altura, no Irão, eu nem sequer fazia ideia de que conseguiria vir para o Ocidente”, disse.

Para além de Birkar, na cerimónia que decorreu no Rio de Janeiro, foram ainda premiados o italiano Alessio Figalli, o alemão Peter Scholze e o indiano Akshay Venkatesh.

A medalha Fields é um prémio concedido de quatro em quatro anos a, no máximo, quatro matemático com menos de 40 anos de idade, premiados pelos seus contributos para o estudo da matemática.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório