Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Alemanha tenta anular processo em Nova Iorque sobre genocídio na Namíbia

A Alemanha solicitou hoje a anulação de uma iniciativa judicial desencadeada pelos povos Nama e Herero, originários da Namíbia, que exigem uma compensação pelo genocídio perpetrado contra os seus antepassados no início do século XX.

Alemanha tenta anular processo em Nova Iorque sobre genocídio na Namíbia
Notícias ao Minuto

18:47 - 31/07/18 por Lusa

Mundo Século XX

A juiz Laura Taylor Swain, do tribunal federal de Manhattan, indicou após uma audiência na presença de numerosos representantes das duas tribos, que não tomaria uma decisão no imediato, e não avançou com qualquer data.

Os dois povos exigem uma reparação pelas perseguições registadas na época da África alemã do Sudoeste (1884-1915), um território que depois deu origem à Namíbia.

Dezenas de milhares de Hereros e cerca de 10.000 Namas foram mortos entre 1903 e 1908 na sequência das suas rebeliões contra a Alemanha, então a potência colonial e que os submetia a um regime de privações e espoliações.

A Alemanha, que já reconheceu oficialmente estas perseguições, negoceia atualmente com a Namíbia um acordo que poderá incluir desculpas oficiais e a promessa de ajudas ao desenvolvimento, em forma de compensação.

Os Herero e os Nama, que nunca foram convidados para estas negociações, recorreram à justiça civil norte-americana para obter diretamente da Alemanha as compensações que reivindicam.

Hoje, um dos advogados da República federal, Jeffery Harris, argumentou que a Alemanha beneficia, por defeito, do princípio da imunidade de um Estado soberano, anulando na prática este procedimento.

Kenneth McCallion, principal advogado das tribos Herero e Nama, tem contestado esta argumentação e exigido fortes compensações para os descendentes das duas tribos, que terão sido vítimas do que é definido como o primeiro genocídio do século XX.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório