Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Itália devolve migrantes à Líbia e pode ter violado Convenção de Genebra

A ONG Proactiva Open Arms acusa Itália de ter violado a lei internacional ao devolver 108 migrantes resgatados no Mediterrâneo à Líbia, país que não é considerado seguro para refugiados pela Convenção de Genebra. Matteo Salvini nega as acusações.

Itália devolve migrantes à Líbia e pode ter violado Convenção de Genebra
Notícias ao Minuto

12:08 - 31/07/18 por Pedro Bastos Reis

Mundo ONG

Caso se confirme a informação de que um navio de resgate italiano recolheu migrantes no mar Mediterrâneo e os levou de volta para a Líbia, Itália terá violado a lei internacional.

A denúncia partiu de Òscar Camps, o fundador da Proactiva Open Arms, uma organização não-governamental que resgata migrantes e refugiados que tentam chegar à Europa pelo mar Mediterrâneo. 

"O Asso 28, com uma bandeira italiana, resgatou 108 migrantes em águas internacionais e agora está a deportá-los para a Líbia, um país em que os direitos humanos não são respeitados. [Os migrantes] não têm hipótese para pedir asilo ou refúgio", escreveu Camps no Twitter. 

De acordo com uma publicação de Camps no Twitter, a embarcação Asso 28, com a bandeira italiana, recolheu 108 migrantes que se encontravam numa pequena embarcação só que, ao invés de os levar para porto seguro, como é exigido pela lei internacional, levou-os de volta para Trípoli.

Segundo a Convenção de Genebra, todos os migrantes têm direito a fazer o seu pedido de asilo. Para lá disso, a Líbia não é considerado um país seguro para refugiados pelo mesmo documento internacional.

Até momento, ainda não foi possível apurar se a guarda costeira italiana deu ou não a ordem para que o Asso 28 levasse os migrantes para a Líbia.

O ministro do interior italiano, Matteo Salvini, respondeu às acusações no Facebook e garantiu que Itália não participou nesta operação.

"A guarda costeira líbia salvou e fez regressar 611 imigrantes. As ONG de protesto e os contrabandistas perderam o seu negócio? Tudo bem, continuemos assim!", começou por dizer Salvini, para depois acrescentar que a "guarda costeira italiana não coordenou nem participou em nenhuma destas operações", referindo-se à embarcação Asso 28 e considerando as acusações de Òscar Camps falsas. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório