Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

"Sê um homem e tapa a tua mulher e filha"? Não, "sê uma mulher livre"

Campanha com a hashtag "sê um homem", destinada a influenciar os homens a taparem as mulheres e filhas na praia, gerou indignação em Marrocos. Mulheres ativistas responderam e há uma petição destinada ao governo marroquino.

"Sê um homem e tapa a tua mulher e filha"? Não, "sê uma mulher livre"
Notícias ao Minuto

10:39 - 31/07/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Marrocos

s responsável por aquilo que a tua mulher e a tua filha vestem. Por isso, não sejas um dayooth [palavra em árabe que significa um homem que permite que as mulheres tenham relações sexuais consideradas ilícitas]". Este é o slogan de uma campanha destinada aos homens marroquinos, para os incentivar a proibir as mulheres e filhas de vestirem biquínis ou fatos de banho na praia.

A campanha, acompanhada por uma hashtag que se tornou famosa nas redes sociais, "sê um homem", começou no passado dia 9 de julho e gerou enorme indignação junto de grupos de ativistas marroquinas, que denunciam uma campanha sexista e machista.

Bouchra Abdou disse ao Morocco World News, o jornal online marroquino que divulgou a história, que a campanha "sê um homem" é uma violação dos direitos das mulheres.

A hashtag, disse Abdou, "engana no significado de masculinidade porque é baseado no poder, na jurisdição absoluta e no controlo sobre o destino dos outros numa altura em que temos a necessidade de reavaliar o verdadeiro significado da masculinidade".

"Quem quer ser um homem a sério, não deve assediar raparigas que têm a idade das suas filhas. Quem quer ser um verdadeiro homem deve é passar tempo com a sua mulher e com as suas filhas. Quem quer ser um verdadeiro homem não deve violar crianças, sejam meninos ou meninas", atirou a ativista

Em resposta à campanha machista que se propagou nas redes sociais, milhares de marroquinas decidiram publicar fotografias suas na praia, acompanhadas de hasthags como "sê uma mulher" ou "sê uma mulher livre e veste aquilo que quiseres"

#Soisunefemme

Uma publicação partilhada por Majdouline TAZI LAGHRARI (@mijoutl) a 21 de Jul, 2018 às 7:34 PDT

Mas não se ficaram por aqui e, neste momento, circula uma petição online que pede uma intervenção ao governo marroquino e restantes partidos para que intervenham e proíbam a campanha machista.

"O corpo de uma mulher no espaço público parece estar perturbar cada vez mais homens marroquinos, muitos deles que se permitem, com impunidade, desempenhar um papel político inaceitável no nosso país", denunciou Fathia Bennis, autora da petição. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório