Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Túnel na Croácia custou quase 38 milhões mas não vai para lado algum

O projeto deveria resolver os graves problema de trânsito na cidade de Omis mas foi interrompido para revolta da população local.

Túnel na Croácia custou quase 38 milhões mas não vai para lado algum
Notícias ao Minuto

10:39 - 30/07/18 por Fábio Nunes

Mundo Polémica

O túnel de Omis, na Croácia, passou de uma “importante infraestrutura” a alvo de piadas no país. A RTL croata refere que o túnel começou a ser construído há seis anos e já custou 37,7 milhões de euros aos contribuintes mas está inacabado. Devia resolver os problemas de congestionamento de trânsito em Omis estabelecendo uma ligação com a ponte, o que iria permitir aos habitantes locais chegarem mais rapidamente à principal estrada costeira.

Mas como destaca a estação televisiva, nesta altura há apenas uma entrada do túnel numa montanha e uma saída. O problema é que o projeto foi interrompido aí, nunca tendo sido feita a necessária ligação à outra montanha. O dinheiro que devia ser investido na conclusão da infraestrutura foi canalizado para outros projetos.

A população de Omis mostra-se indignada com esta situação. “Levo 30 minutos a chegar a minha casa e três horas a viajar para Split e para Makarsa”, disse Marko, um dos habitantes locais, à RTL.

Notícias ao MinutoDepois de seis anos, os trabalhos de construção pararam © RTL

Ainda assim há quem reaja com humor a esta polémica construção. “Talvez pensem que o Batman vive ali”, atirou em tom de brincadeira Frane.

As autoridades locais admitem que o projeto é “vergonhoso” e prometem que os trabalhos no túnel serão retomados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório