Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Guarda Costeira grega continua a procurar possíveis vítimas no mar

A Guarda Costeira grega mantém-se envolvida na busca de possíveis vítimas dos incêndios de segunda-feira na povoação de Mati, a 30 quilómetros de Atenas, que causaram 86 mortos.

Guarda Costeira grega continua a procurar possíveis vítimas no mar
Notícias ao Minuto

14:57 - 27/07/18 por Lusa

Mundo Incêndios

Quinze embarcações continuam a percorrer a costa entre Rafina e Nea Makri, incluindo durante a noite, mas os esforços têm dado poucos resultados, tendo sido encontrados apenas dois corpos, logo na terça-feira, informou um elemento que não quis identificar-se.

Foi pelo mar que a maioria dos residentes daquele bairro nos arredores de Rafina tentou escapar às chamas devido à falta de tempo ou porque as estradas estavam impedidas com automóveis, relataram vários residentes de Mati à agência Lusa.

Na segunda-feira à noite, além da Guarda Costeira, foram mobilizados outros 30 barcos de pescadores e locais para participar na operação, permitindo salvar 715 pessoas que se encontravam no mar ou junto à costa.

O balanço mais recente feito pelas autoridades gregas dá conta de 86 mortos e 53 pessoas, entre as quais quatro crianças, e 11 dos feridos estão em estado crítico.

Das pessoas relatadas como desaparecidas, 40 já foram encontradas vivas, de acordo com o ministro da Proteção ao Cidadão, Nikos Toskas.

Até agora, não existe uma lista oficial de pessoas desaparecidas, porque entre as pessoas procuradas estavam as mortas e as autoridades não querem especular até que todos os corpos sejam identificados.

De acordo com o Ministério das Infraestruturas, 51% dos 3.546 edifícios já inspecionados estão inabitáveis.

Uma estimativa feita através das imagens de satélite do serviço europeu Copernicus indica que a área queimada se estende a 1.276 hectares, dos quais foram afetados 693,4 hectares de área residencial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório