Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Israel libertou cidadã turca detida... a pedido de Trump

Mulher chegou a Israel com visto de turista. Acabou por ser detida e acusada de ligações ao Hamas.

Israel libertou cidadã turca detida... a pedido de Trump
Notícias ao Minuto

10:59 - 27/07/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Revelação

As autoridades israelitas libertaram uma cidadã turca a pedido do presidente dos Estados Unidos.

A história foi confirmada por um oficial das autoridades de Israel à Reuters, que optou por manter o anonimato.

A libertação decorreu em meados deste mês mas só agora os contornos estão a ser todos conhecidos.

Ebru Ozkan é a cidadã turca em causa, que chegou a Israel ainda em junho, com visto de turista, mas que acabou por ser detida por suspeita de ligações ao grupo palestiniano Hamas.

No dia 8 de julho foi formalmente acusada. O seu advogado de defesa negou as acusações enquanto a Turquia reagiu com incómodo à decisão. Uma semana depois acabou por ser deportada.

Sabe-se agora que a deportação, que permitiu à mulher voltar à Turquia (e ficar em liberdade) surgiu a pedido de Donald Trump.

Na semana entre a detenção e a deportação, Trump contactou o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, tendo pedido a libertação da cidadã turca como parte de um acordo negociado entre Turquia e EUA, para a libertação de um detido norte-americano.

À chegada à Turquia, a 16 de julho, Ebru Ozkan agradeceu publicamente ao presidente turco, Tayyip Erdogan, por ter dado atenção ao seu caso. O acordo entre EUA e Turquia, porém, acabou por não ter seguimento.

O cidadão que os EUA queriam ver devolvido é o missionário Andrew Brunson, que se encontra detido há 21 meses. Na passada quarta-feira, Brunson passou a estar em prisão domiciliária. Está acusado de ter participado na tentativa de Golpe de Estado de 2016, na Turquia.

A tentativa de golpe de Estado permitiu a Erdogan colocar a Turquia durante dois anos em estado de emergência (uma situação a que se pôs termo só no passado dia 13 de julho). Durante esse período, as autoridades turcas levaram a cabo uma purga na administração pública, com milhares de pessoas a serem detidas e centenas de milhar afastadas de cargos na função pública, da educação à segurança, passando pela justiça.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório