Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Mortes na Grécia não param de subir. Já são 85

Um homem morreu no hospital e as autoridades encontraram mais dois corpos. Depois dos fogos chegam agora as inundações.

Mortes na Grécia não param de subir. Já são 85
Notícias ao Minuto

15:12 - 26/07/18 por Fábio Nunes

Mundo Incêndios

As autoridades gregas voltaram a subir o número de vítimas mortais provocadas pelos incêndios. Há mais três vítimas a registar, o que faz subir para 85 o número total de mortes, de acordo com o Ekathimerini, que está a citar a porta-voz dos bombeiros, Stavroula Malliri. 

A responsável referiu que foram encontrados mais dois corpos e que morreu um homem de 73 anos que estava na unidade de cuidados intensivos no Hospital Evangelismos.

Stavroula Malliri acrescentou que continua a busca pelas pessoas desaparecidas, mas frisou que as equipas dos bombeiros e da proteção civil ainda não entraram nas casas que estão fechadas nas áreas afetadas. 

Cerca de 300 bombeiros e voluntários estão nas localidades mais devastadas, entre as quais Mati. 

"Compreendendo a agonia dos familiares das pessoas que estão desaparecidas, informamos que as buscas para encontrá-las não vão parar até todos os edifícios e todas as áreas afetadas pelos fogos terem sido verificados", disse Malliri.

Entretanto o ministério grego das Infraestruturas anunciou que 1.218 edifícios (menos de metade dos edifícios afetados pelos incêndios) foram avaliados e considerados inabitáveis. 

Depois do fogo, chega a chuva e as inundações

Como se não bastasse a tragédia provocada pelos incêndios na Grécia, agora chegou a chuva torrencial  que está a provocar inundações, adianta a Associated Press. Esta quinta-feira o subúrbio de Maroussi, a norte de Atenas, foi surpreendido por uma inundação. Ninguém ficou ferido mas várias casas e negócios foram inundadas. Dezenas de carros também ficaram submersos. 

Um cenário que poderá repetir-se nos próximos dias. O Hurriyet Daily News noticias que a Bulgária já terá alertado as autoridades gregas e turcas para o risco de cheias. Esperam-se chuvas torrenciais na Bulgária que podem fazer subir demasiado o nível das águas dos rios Arda e Meriç, que passam pela Grécia e pela Turquia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório