Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Crise deixa jardim botânico de Caracas a morrer aos poucos

A crise na Venezuela faz-se sentir na vida dos venezuelanos de diversas formas.

Notícias ao Minuto

07:00 - 27/07/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Património

Parece um paraíso esquecido, um votado ao abandono num país onde as infra-estruturas vão mostrando cada vez mais sinais de decadência.

Estamos em Caracas, capital venezuelana, mais concretamente no jardim botânico local, considerado Património Mundial pela UNESCO, como dá conta a Reuters.

A instabilidade política, social e económica que a Venezuela continua a viver tem tido impacto no quotidiano dos venezuelanos.

No jardim botânico de Caracas, a passagem do tempo vai deixando a descoberto a falta de cuidado. A manutenção possível tem sido feita com a ajuda de voluntários. 

Mas as imagens que nos chegam do jardim botânico, e que pode ver na galeria acima, mostram que há muito por cuidar e pouca capacidade para o fazer. 

No ervanário, há lírios a boiar num cenário cinzento. Nas prateleiras, o pó e a sujidade acumulam-se em torno dos livros do geógrafo e especialista em botânica nascido na Suíça, Henri Pittier. No exterior, as palmeiras estão já despidas de folhas. A estufa tem agora mais marcas da terra esburacada do que plantas raras.

Numa das imagens encontramos um jipe abandonado, já sem pneus, quase reduzido à sua 'carcaça'. Noutra vemos um membro da guarda nacional venezuelana armado a andar junto à entrada de um jardim botânico quase sem visitantes. Vemos um jardim botânico que, aos poucos, vai vendo a sua vida desvanecer-se, ainda que aqui e ali pequenas flores vão surgindo, ainda resistentes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório