Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Jovem sueca que impediu deportação pode ser presa

Lei da Suécia prevê que quem desobedeça às ordens de segurança dadas pelo piloto no interior do avião pode ser condenado a uma multa ou, no máximo, a uma pena de prisão de seis meses.

Jovem sueca que impediu deportação pode ser presa
Notícias ao Minuto

23:47 - 25/07/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Elin Ersson

Ao saber que um cidadão afegão de 52 anos estava prestes a ser deportado da Suécia para o Afeganistão, a jovem ativista Elin Ersson decidiu comprar um bilhete para esse mesmo avião e impedir a deportação enquanto filmava e publicava no Facebook.

As imagens da jovem universitária correram o mundo e valeram-lhe muitos elogios pela coragem e convicção com que tentou impedir a deportação do afegão. 

A jovem de 21 anos, assim como o afegão de 52, acabariam por ser retirados do interior do aparelho, depois de vários apelos da tripulação para que a jovem se sentasse, ordem  que decidiu não acatar. 

Agora, explica o The Independent, a jovem poderá ter de enfrentar a justiça sueca. A lei de aviação do país prevê que "qualquer passageiro que não obedeça às ordens do piloto no comando relativamente à ordem a bordo poderá enfrentar uma multa ou uma pena de prisão que pode ir até aos seis meses de prisão". 

Até ao momento, não foi possível apurar se o piloto deu alguma ordem a Elin Ersson. No vídeo, vê-se apenas alguns membros da equipa de bordo a pedirem à jovem para que se sentasse, uma ordem que ela rejeitou, enquanto recebia apoio, mas também contestação, de outros passageiros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório