Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Barragem colapsa no Laos. Pelo menos 100 pessoas desaparecidas

O colapso da barragem provocou inundações que atingiram pelo menos seis aldeias. Ainda não há números oficiais mas terão morrido várias pessoas.

Barragem colapsa no Laos. Pelo menos 100 pessoas desaparecidas
Notícias ao Minuto

09:31 - 24/07/18 por Fábio Nunes

Mundo Ásia

Uma barragem colapsou na província de Attapeu, no Laos, no final desta segunda-feira, avança a Laos News Agency. O colapso da estrutura provocou inundações que atingiram pelo menos seis aldeias. Há registo de 100 pessoas desaparecidas e, segundo a agência, "várias pessoas morreram", embora ainda não haja números oficiais. Mais de 6.600 pessoas ficaram desalojadas.

Para já ainda não se sabe o que esteve na origem do colapso da barragem de Xepian-Xe Nam Noy. A barragem começou a ser construída em 2013 e deveria começar a gerar energia este ano. 

O colapso da barragem acontece numa altura em que se registavam fortes chuvas e inundações no sul do Laos. 

Thongloun Sisoulith, o primeiro-ministro do Laos, já adiou os compromissos oficiais que estavam agendados e viajou para a áreaafetada para acompanhar os esforços dos serviços de emergência.

As autoridades da província de Attapeu pediram ao governo e às outras províncias para ajudarem as vítimas enviando alimentos, água potável, medicamentos e roupa.

A ABC Laos tem imagens e vídeos que mostram os momentos que se seguiram às cheias. Em algumas das imagens podemos ver as casas submersas e as pessoas em cima dos telhados à espera que chegue ajuda. 

Um segundo vídeo mostra um grupo de pessoas que observa a força das águas das cheias que fizeram colapsar uma estrada.

O projeto de construção da barragem custou 1,2 mil milhões de dólares (cerca de mil milhões de euros) e deveria exportar 90% da energia elétrica para a Tailândia. Apenas os restantes 10% seriam distribuídos para a rede local. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório