Barragem colapsa no Laos. Pelo menos 100 pessoas desaparecidas

O colapso da barragem provocou inundações que atingiram pelo menos seis aldeias. Ainda não há números oficiais mas terão morrido várias pessoas.

Notícia

© OneHeart.la/Facebook

Fábio Nunes
24/07/2018 09:31 ‧ 24/07/2018 por Fábio Nunes

Mundo

Ásia

Uma barragem colapsou na província de Attapeu, no Laos, no final desta segunda-feira, avança a Laos News Agency. O colapso da estrutura provocou inundações que atingiram pelo menos seis aldeias. Há registo de 100 pessoas desaparecidas e, segundo a agência, "várias pessoas morreram", embora ainda não haja números oficiais. Mais de 6.600 pessoas ficaram desalojadas.

Para já ainda não se sabe o que esteve na origem do colapso da barragem de Xepian-Xe Nam Noy. A barragem começou a ser construída em 2013 e deveria começar a gerar energia este ano. 

O colapso da barragem acontece numa altura em que se registavam fortes chuvas e inundações no sul do Laos. 

Thongloun Sisoulith, o primeiro-ministro do Laos, já adiou os compromissos oficiais que estavam agendados e viajou para a áreaafetada para acompanhar os esforços dos serviços de emergência.

As autoridades da província de Attapeu pediram ao governo e às outras províncias para ajudarem as vítimas enviando alimentos, água potável, medicamentos e roupa.

A ABC Laos tem imagens e vídeos que mostram os momentos que se seguiram às cheias. Em algumas das imagens podemos ver as casas submersas e as pessoas em cima dos telhados à espera que chegue ajuda. 

Um segundo vídeo mostra um grupo de pessoas que observa a força das águas das cheias que fizeram colapsar uma estrada.

O projeto de construção da barragem custou 1,2 mil milhões de dólares (cerca de mil milhões de euros) e deveria exportar 90% da energia elétrica para a Tailândia. Apenas os restantes 10% seriam distribuídos para a rede local. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas