Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Morreu Jonathan Gold, o primeiro crítico gastronómico a ganhar o Pulitzer

Tinha 57 anos e sucumbiu a um cancro no pâncreas. Para o Bon Appétit, Gold foi o escritor de gastronomia que fez “os americanos gostarem de literatura de gastronomia”.

Morreu Jonathan Gold, o primeiro crítico gastronómico a ganhar o Pulitzer
Notícias ao Minuto

10:02 - 23/07/18 por Fábio Nunes

Mundo Óbito

Jonathan Gold, crítico de gastronomia norte-americano, morreu este sábado. Foi o Los Angeles Times, o jornal para o qual Jonathan escrevia, que avançou com a notícia da sua morte. Tinha 57 anos e travava uma batalha contra o cancro no pâncreas.

Gold era um dos críticos de gastronomia mais respeitados nos EUA. E não era para menos. Foi o primeiro crítico de gastronomia a ganhar um Pulitzer em 2007 e voltou a ser nomeado para o prestigiado prémio em 2011.

Mas para além dos prémios foi a sua escrita que cativou os norte-americanos. Como escreve o Bon Appétit, Jonathan Gold fez “os americanos gostarem de literatura de gastronomia”. Mas Jonathan Gold também é recordado pelo seu trabalho como jornalista de música, anterior à sua incursão na crítica de gastronomia.

Escreveu sobre os NWA para a LA Weekly e sobre os Soundgarden para a Spin, por exemplo. Vários chefs lamentaram nas redes sociais a morte de Jonathan Gold.

O chef francês Ludo Lefebvre admitiu estar de “coração partido” e falou numa “perda para LA e para o mundo da gastronomia”.

Já Rene Redzepi, chef do Noma, considerado um dos melhores restaurantes do mundo, escreveu no Twitter que “ninguém pode substituir” Jonathan Gold.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório