Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Presidente do Equador não vai falar do caso Assange na visita à Europa

O fundador da Wikileaks está exilado na embaixada do Equador em Londres há seis anos.

Presidente do Equador não vai falar do caso Assange na visita à Europa
Notícias ao Minuto

16:19 - 22/07/18 por Lusa

Mundo Lenín Moreno

O ministério equatoriano dos Negócios Estrangeiros e Mobilidade Humana informou hoje que o caso do australiano Julian Assange, fundador da Wikileaks, não será abordado na visita do Presidente, Lenín Moreno, à Europa.

"Nem o chefe do Estado equatoriano nem a sua comitiva abordarão na sua viagem ao Reino Unido e a Espanha a questão do asilo do senhor Assange", salienta o Ministério em comunicado.

O comunicado foi divulgado numa altura em que alguma imprensa admitia que a viagem do presidente serviria também para abordar o assunto Assange.

Julian Assange está exilado na embaixada do Equador em Londres desde 2012.

No comunicado do governo explica-se que o objetivo da viagem se cinge à participação do presidente na cimeira mundial sobre deficiência, em Londres, e ao desenvolvimento da agenda bilateral com Espanha, além da promoção económica do Equador em Madrid e em Edimburgo.

"O Estado equatoriano só conversará e propiciará entendimentos sobre o asilo do senhor Assange no âmbito do direito internacional, com os advogados do interessado e com o governo britânico", precisa-se no comunicado.

O fundador do Wikileaks está refugiado na embaixada do Equador para evitar a detenção, uma situação descrita por Moreno como "pedra no sapato".

Julian Assange é um jornalista e ativista que pertence ao conselho consultivo do Wikileaks, um portal de denúncias e de informações, contendo milhares de documentos de governos e de empresas sobre questões sensíveis e confidenciais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório