Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Israel: Retirada de refugiados sírios como "gesto humanitário excecional"

Israel permitiu, como um "gesto humanitário excecional", a retirada de refugiados no sul da Síria para terceiros países em território sob seu controle, informou hoje o exército.

Israel: Retirada de refugiados sírios como "gesto humanitário excecional"
Notícias ao Minuto

06:06 - 22/07/18 por Lusa

Mundo Jerusalém

"O transporte de deslocados sírios através de Israel é um gesto humanitário excecional, e os civis foram depois transferidos para países terceiros", segundo um comunicado as forças militares de Israel.

No texto hoje divulgado refere-se que os "civis foram retirados da zona de guerra no sul da Síria por causa da ameaça imediata às suas vidas".

"Seguindo as instruções do Governo de Israel e as exigências dos Estados Unidos e dos países europeus, o exército concluiu recentemente um esforço humanitário para resgatar membros da sociedade civil e suas famílias", lê-se na mesma nota.

Israel sublinhou hoje na declaração que "continua a manter uma política de não intervenção em relação ao conflito sírio".

O jornal israelita Haaretz deu eco a uma informação publicada pelo jornal alemão Bild de que Israel permitiu a transferência para a Jordânia de 800 'capacetes brancos', da denominada Defesa Civil Síria (financiada pelos Estados Unidos e Reino Unido), que estavam a realizar operações de resgate no conflito, perto dos montes Golã.

O exército sírio e os seus aliados estão a recuperar território e avançam em direção às áreas que continuam nas mãos da oposição no sul da Síria, na fronteira com Israel e Jordânia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório