Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Espião-chefe não quis ser desrespeitoso quanto a convite de Trump a Putin

O diretor das Informações Nacionais (DNI, na sigla em Inglês) dos EUA, Dan Coats, disse no sábado que não quis ser "desrespeitoso ou crítico" quanto ao convite de Donald Trump a Vladimir Putin para que visite a Casa Branca.

Espião-chefe não quis ser desrespeitoso quanto a convite de Trump a Putin
Notícias ao Minuto

06:10 - 22/07/18 por Lusa

Mundo Estados Unidos

Na quinta-feira, Dan Coats admitiu surpresa e usou a ironia quando um moderador do fórum de segurança que decorria em Aspen, no Estado do Colorado, o interrompeu quando intervinha para dar a novidade de que Putin tinha sido convidado por Trump para visitar os EUA, no outono.

"Repita isso", pediu Coats, na ocasião, pondo a mão junto da orelha, como que para facilitar a captação do som da resposta.

Depois, respirou fundo e disse "Ok". A seguir, sorriu e afirmou: "Isto vai ser interessante".

A assessora de imprensa da Casa Branca, Sarah Huckabee Sanders, anunciou, na quinta-feira, que Donald Trump tinha solicitado ao seu conselheiro de Segurança Nacional, John Bolton, para convidar Putin a visitar Washington no outono.

Citado pela agência de notícias norte-americana Associated Press, Dan Coats, esclareceu no sábado que os seus comentários no fórum de segurança que decorria em Aspen (Aspen Security Forum), no Colorado, não tinham como objetivo criticar o modo como o presidente Trump lidou com Putin durante a cimeira em Helsínquia, que decorreu na semana passada.

Coats está sob escrutínio público desde que afirmou que gostaria que Trump não se tivesse encontrado com o líder russo, expressou consternação com o facto de o presidente Putin ter minado publicamente as agências de inteligência dos EUA, e pareceu surpreso com a revelação de que Trump convidou Putin para uma reunião em Washington, ainda este ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório