Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Centenas desfilam na capital da Nicarágua contra Daniel Ortega

Centenas de pessoas iniciaram este sábado na capital da Nicarágua uma manifestação contra o presidente Daniel Ortega, apesar do apelo deste aos seus seguidores para que mantenham ativos "mecanismos de autodefesa" para evitar um "golpe de Estado".

Centenas desfilam na capital da Nicarágua contra Daniel Ortega
Notícias ao Minuto

18:30 - 21/07/18 por Lusa

Mundo Protestos

Centenas de nicaraguenses iniciaram a marcha pelas principais ruas de Manágua para exigir a renúncia de Ortega, a quem responsabilizam pela morte de entre 277 e 351 pessoas, em manifestações anteriores contra o governo.

"O povo unido jamais será vencido" e "Liberdade para os presos políticos" são algumas das palavras de ordem gritadas pelos manifestantes.

Na marcha também são visíveis cartazes com frases como "Só o povo salva o povo", ou "Não eram delinquentes, eram estudantes", numa referência a jovens que foram detidos quando se manifestavam, em protestos passados, contra o regime de Ortega.

Há dois dias, nas comemorações dos 39 anos da revolução na Nicarágua, o presidente insistiu com os seus seguidores para que defendessem o governo.

A Comissão Ibero-americana dos Direitos Humanos e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos responsabilizaram o governo de Daniel Ortega por graves violações dos direitos humanos.

A Nicarágua está submergida na mais sangrenta crise sociopolítica desde a década de 90. Os protestos contra Ortega e a sua mulher, a vice-presidente Rosario Murillo, começaram a 18 de abril na sequência de umas reformas falhadas da segurança social e converteram-se na exigência da renúncia do presidente, depois de 11 anos de poder e acusado de abuso e corrupção.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório