Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Avião com formato de baleia chama a atenção durante o seu primeiro voo

Aparelho da Airbus tem mais de 18 metros de altura e 63 de comprimento.

Avião com formato de baleia chama a atenção durante o seu primeiro voo

O novo avião da Airbus está a ser falado, um pouco por todo o mundo, devido ao seu formato original e aos pormenores caricatos e não é para menos. O aparelho tem o formato de uma baleia sorridente e até tem olhos e boca.

Apesar da construção já ter sido anunciada anteriormente, foi esta semana que o o Airbus A330-743 Beluga XL chamou mais a atenção pois fez a sua primeira viagem. O voo de teste durou quatro horas e o aparelho sobrevoou os Pirineus e parte do Mediterrâneo antes de voltar a Toulouse.

A aeronave tem 18,9 metros de altura e 63.1 metros de comprimento. Contudo, não fique entusiasmado com a possibilidade de fazer uma viagem nesta enorme e divertida aeronave, o aparelho vai transportar apenas carga, principalmente, peças dos aviões da Airbus dos diferentes locais de produção do grupo até à fábrica de Toulouse, onde o processo de montagem é realizado.

O Beluga XL vem assim substituir o atual Beluga ST, que apesar de já parecer uma baleia não tinha olhos de cetáceo nem o grande sorriso que o novo avião tem.

The team had a whale of a time getting the new #BelugaXL ready for the big reveal! Say hello to the next generation of airlifters. ️ #airbus #beluga #a330 #plane #instaplane #avgeek #aviationgeek #instaaviation #planespotting #aircraft #aerospace #airbuslovers

Uma publicação partilhada por Airbus (@airbus) a 3 de Jul, 2018 às 9:18 PDT

Recomendados para si

;
Campo obrigatório