Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Repressão sobre estudantes aumenta no Irão

As autoridades iranianas têm aumentado a repressão sobre os estudantes em protesto, com termos de prisão e restrições às suas atividades pacíficas, disse hoje a organização Human Right Watch.

Repressão sobre estudantes aumenta no Irão
Notícias ao Minuto

09:31 - 21/07/18 por Lusa

Mundo Human Right Watch

Depois de as autoridades terem reprimido os protestos que se iniciaram em dezembro de 2017 e janeiro de 2018, as autoridades prenderam pelo menos 150 estudantes e os tribunais condenaram 17 deles com termos de prisão, de acordo com um membro do parlamento, refere a Human Right Watch em comunicado.

Em janeiro, outro membro do parlamento tinha denunciado na rede social 'twitter' que quando questionou as autoridades sobre as prisões dos estudantes, foi lhe garantido que a maioria das prisões eram "preventivas".

Em meados de julho deste ano, algumas fontes relataram que alguns tribunais tinham condenado pelo menos oito estudantes em protesto das universidades em Teerão e Tabriz a penas de prisão de até oito anos, tendo banido a sua filiação em partidos políticos e a sua participação nos media, incluindo redes sociais, por dois anos.

"Em vez de permitirem um ambiente seguro para o ativismo pacífico, as autoridades iranianas têm-se voltado para sua resposta favorita: reprimir a dissidência pacífica," disse a diretora da organização para o Médio Oriente, Sarah Leah Whitson, citada no documento.

"Em vez de incentivar os estudantes a participar no discurso público, as autoridades na prática estão a reprimi-los por reunirem pacificamente", lamentou.

Desde março, 125 professores universitários e dezenas de associações de estudantes têm pedido a intervenção do presidente Rouhani para proteger os direitos dos estudantes.

"O presidente Hassan Rouhani, que governa sob a promessa de garantir os direitos dos cidadãos, deve direcionar os ministérios sob a sua supervisão para deter estes abusos contra os estudantes universitários,", disse ainda Whitson.

"Estes são os jovens que são tão frequentemente referidos como essenciais para o sucesso futuro da economia do país", acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório