Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Congresso do Peru aprova demissão de membros da Magistratura

O Congresso do Peru aprovou, por unanimidade, a demissão dos membros do Conselho Nacional da Magistratura (CNM), implicados num escândalo de corrupção conhecido após a divulgação de conversas telefónicas.

Congresso do Peru aprova demissão de membros da Magistratura
Notícias ao Minuto

06:40 - 21/07/18 por Lusa

Mundo Conselho Nacional

Durante uma sessão plenária extraordinária convocada pelo Presidente peruano, Martín Vizcarra, a proposta de destituição dos sete membros recebeu os votos dos 119 legisladores presentes.

Os congressistas debateram durante duas horas o relatório da comissão de justiça que recomendava as demissão.

"A remoção de membros da CNM é um passo fundamental para reformar o sistema de justiça do nosso país", defendeu Vizcarra.

Numa publicação na sua conta na rede social Twitter, o Presidente saudou a decisão do Congresso: "Agora temos que continuar a trabalhar para restaurar toda a confiança dos peruanos nas suas instituições".

O escândalo de corrupção tornou-se público na semana passada com a divulgação de uma série de escutas telefónicas que revelou uma extensa rede de tráfico de influência, suborno e prevaricação ao mais alto nível do sistema judiciário, incluindo altos magistrados, empresários e políticos, tendo mesmo levado o ministro da Justiça a apresentar a demissão do cargo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório