Meteorologia

  • 23 OUTUBRO 2018
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 17º

Edição

Bruxelas confirma intenção de Itália de abandonar Operação Sofia

A Comissão Europeia confirmou hoje que a Itália quer retirar-se da Operação Sofia, de combate aos traficantes de pessoas no Mediterrâneo Central, deixando consequentemente de receber pessoas resgatadas no mar.

Bruxelas confirma intenção de Itália de abandonar Operação Sofia
Notícias ao Minuto

15:12 - 19/07/18 por Lusa

Mundo Decisão

"A Itália pediu a revisão da Operação Sofia e anunciou querer deixar de aplicar as suas normas", disse na conferência de imprensa diária a porta-voz do executivo comunitário para a Política Externa, Maja Kocijancic.

Roma terá que formalizar o pedido, acrescentou a porta-voz, na reunião do Comité Político e de Segurança (CPS) do Conselho Europeu, que volta a reunir-se na sexta-feira, depois de uma primeira sessão de trabalhos na quarta.

Questionada sobre se a saída da Itália poderá ter como consequência o fim da Operação Sofia, a porta-voz respondeu que as implicações estão a ser analisadas e serão debatidas nas futuras reuniões do CPS.

A operação EUNAVFOR MED Sophia é a operação naval da UE para desmantelar o modelo de negócio dos passadores e dos traficantes de seres humanos na zona sul do Mediterrâneo central, tendo ainda como missão o salvamento de vidas no mar.

Os navios participantes desembarcam os migrantes resgatados em portos italianos, onde a Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (Frontex) instalou postos de registo e identificação das pessoas.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório