Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Rebeldes no sul da Síria chegam a acordo de rendição com a Rússia

Os rebeldes no sul da Síria chegaram a um acordo com a Rússia, aliado de Damasco, para uma rendição negociada numa área sensível de fronteira com os montes Golã, na parte anexada por Israel, anunciou hoje uma organização.

Rebeldes no sul da Síria chegam a acordo de rendição com a Rússia
Notícias ao Minuto

10:36 - 19/07/18 por Lusa

Mundo Conflito

"O acordo prevê um cessar-fogo, abandono (pelos rebeldes) de armas de médio e grosso calibre e o retorno das instituições do Governo" sírio, disse o diretor do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), Rami Abdel Rahmane, à agência de notícias francesa AFP.

Segundo a agência oficial Sana, o acordo permitirá que o regime recupere as suas posições anteriores a 2011, data do início da guerra na Síria.

Desde 2012, os rebeldes controlam a maioria da província de Qouneitra e a zona tampão que separa este território dos montes Golã ocupados por Israel.

A polícia assumirá o controlo do território situado na zona tampão, acrescentou Rahmane à AFP, observando que os rebeldes que recusarem o acordo poderão ir para o território rebelde no norte da Síria.

Um membro da delegação rebelde envolvida nas negociações confirmou à AFP que um acordo foi feito para permitir que as forças do governo entrem na zona de segurança. No entanto, não disse quando ocorreria.

De acordo com o OSDH, o acordo não inclui membros do grupo extremista Hayat Tahrir al-Cham, um antigo braço da Al-Qaeda na Síria.

Outro acordo alcançado pela Rússia, a 06 de julho, também resultou na saída dos rebeldes na província vizinha de Deraa.

Iniciado em 2011, o conflito na Síria tornou-se mais complexo ao longo dos anos com o envolvimento de países estrangeiros e grupos extremistas num território cada vez mais fragmentado.

O conflito já matou mais de 350.000 pessoas e provocou milhões de deslocados e refugiados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório